Marcela Novais, 28 anos moradora de Paraisopolis. Fotógrafa, Musicista e Empreendedora. Estudante de Licenciatura em Música pela FMU, Violinista na Orquestra Filarmônica Visconde de Porto Seguro, também aluna do Curso Completo de @fullframe_escola . Concluídos em 2020. Vem construindo sua carreira artística passando por diversos projetos da cena musical, em 2009 participou do curso de música popular, entrou para o grupo Calango Urbano e gravou um CD com a banda no @PEC-Programa Einstein na Comunidade em 2011. No mesmo ano fez parte do projeto musical “A música Venceu” do @maestrojoaocarlosmartins João Carlos Martins – Fundação Bachiana de São Paulo, onde realizou diversas apresentações musicais em espaços como Sala São Paulo, Teatro Municipal, Tom Brasil, Assembleia Legislativa de São Paulo. Fez parte do Quarteto Juvenil Bachiana, tocou para estudantes de Harvard e em programas da TV Globo, Record, Rede TV e Rádio CBN. Participou também da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, e lá ganhou seu primeiro Violino em um concurso de música. Foi contemplada também com uma bolsa para estudar Violino no Conservatório Musical Beethoven.  Na Fotografia, começa a trabalhar em uma loja de revelação @fotospapel em 2009. No qual começou a empreender, e acaba virando a sócio majoritária, como diz na Favela (Dona do seu negócio). Aos 19 Anos de idade.  Seu primeiro curso de Fotografia foi na Escola Prime Light em 2018. Nos últimos anos os registro de ações e projetos culturais realizados na comunidade, participando de eventos da CUFA São Paulo, Bloco de Carnaval de rua e apresentações de grupos e coletivos independentes, em 2021 iniciou o Coletivo Beco Visceral juntos com outras artistas e empreendedoras de Paraisópolis.
Marcela Novais
31 anos, moradora da Favela de Paraisópolis em São Paulo. Fotógrafa e empreendedora.
Fotógrafa formada em curso técnico profissional pela escola Fullframe de Fotografia SP, aplica suas atividades a fotografia de rua, (@fullframe_escola), com conclusão em 2020. Marcela iniciou sua trajetória em 2009, trabalhando em uma loja de revelação fotográfica (@fotospapel), onde se especializou em revelação digital e começou a empreender aos 19 anos. Seu primeiro curso de fotografia foi na Escola Prime Light em 2018.
Nos últimos anos, Marcela tem se dedicado a registrar ações e projetos culturais na comunidade de Paraisópolis, incluindo eventos beneficentes, blocos de carnaval de rua e apresentações de grupos e coletivos independentes.
Em 2021, fundou a Galeria Beco Visceral, promovendo oficinas de fotografia de rua em Paraisópolis para crianças e adolescentes. 
Premiada no concurso de fotografia do Club Transatlântico em 2023, apresentou seu trabalho com uma exposição na embaixada brasileira de Berlim.
Em 2024, foi convidada para participar da Bienal de Viterbo, na Itália, onde também realizou sua primeira residência artística.
Back to Top