
Marcela Novais
31 anos, moradora da Favela de Paraisópolis em São Paulo. Fotógrafa e empreendedora.
Fotógrafa formada em curso técnico profissional pela escola Fullframe de Fotografia SP, aplica suas atividades a fotografia de rua, (@fullframe_escola), com conclusão em 2020. Marcela iniciou sua trajetória em 2009, trabalhando em uma loja de revelação fotográfica (@fotospapel), onde se especializou em revelação digital e começou a empreender aos 19 anos. Seu primeiro curso de fotografia foi na Escola Prime Light em 2018.
Nos últimos anos, Marcela tem se dedicado a registrar ações e projetos culturais na comunidade de Paraisópolis, incluindo eventos beneficentes, blocos de carnaval de rua e apresentações de grupos e coletivos independentes.
Em 2021, fundou a Galeria Beco Visceral, promovendo oficinas de fotografia de rua em Paraisópolis para crianças e adolescentes.
Premiada no concurso de fotografia do Club Transatlântico em 2023, apresentou seu trabalho com uma exposição na embaixada brasileira de Berlim.
Em 2024, foi convidada para participar da Bienal de Viterbo, na Itália, onde também realizou sua primeira residência artística.